segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ensaios (Reflexão)





"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
(Charles Chaplin)
"Eu não penso em cortina se fechando, porque essa aí eu não vou ver mesmo. Morrer é para os outros, não para quem morre; porque quem morre não sabe." DG
Já fui do tempo que concordava. Com a idade, descobri que a vida permite ensaios sim.
Por isso, podemos namorar quanto quiser; casar quanto quiser; trocar de emprego quanto quiser; ir a lugares quanto quiser... etc.
Em cada uma das experiências, deveríamos adquirir o ferramental necessário para melhorarmos a atuação na próxima.
O que acontece, muita vez, é que retomamos do zero cada vez que algo "novo" se nos apresenta.
Sofrer é para quem acha que as coisas duram para sempre. Eu já não acredito mais nisso. Sofro o suficiente por alguma perda para a qual eu "iludi-me" que teria algum valor. 
Ninguém me ilude. Somente eu posso me iludir e acreditar em falsas promessas. Todas elas são falsas depois que você vive um pouco mais.
Não se pode dar o que não se tem. E o que se tem a gente descobre logo.
Se alguém diz que gosta de você, que essa pessoa demonstre. Dizer é fácil.
E se alguém que demonstrou e até tenha sido convincente, deixar de gostar; ora, ora, faz parte da vida mudar.
Eu também mudo e deixo de gostar; não posso exigir o que eu não possa dar: eternidade.
Tudo é finito. As alegrias e as tristezas. Apenas o marasmo e a quietude são infinitas. A pessoa escolhe se quer ficar na mesmice de uma vida sem emoções - boas ou más, quando vêm não se qualificam - jogando milho aos pombos na praça, ou quer efetivamente levar da vida o que ela possa oferecer de melhor.
DG
.

3 comentários:

  1. É amigo, também concordo com você. Ja concordei con tudo isso também. Mas hoje ninguém me ilude. Somente eu posso me iludir e acreditar em falsas promessas. Nada dura a vida inteira, a não ser que você se renove diariamente todas as coisas. Parabéns pelo texto. Muito bom pra refletir.Um beijo e ótima semana.

    Smareis

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa, adooooreeeeiiii o seu post! Aliás não adorei, ameeeiiii!!!! Realmente só ficamos numa situação se queremos ficar nela, e sempre podemos começar do zero, mesmo que isso seja feito a duras penas...

    ResponderExcluir
  3. A vida é como um rio a correr, suas águas jamais são as mesmas, nem mesmo por um segundo. Aceitar a mudança e a finitude das coisas, como você disse, é o primeiro passo para se viver em paz consigo.
    O seu texto é mais do que um ensaio, é uma constatação verdadeira. Parabéns!!!
    Letícia Sardenberg

    ResponderExcluir